10 dicas para você organizar livros

Como organizar os livros em casa

Para leitores apaixonados, os livros são mais do que simples folhas de papel com histórias e relatos escritos para serem contados. Os livros são roteiros de viagem pelo mundo e fonte de descobertas de coisas novas e surpreendentes. Entretanto, para muitas pessoas, a falta de organização da estante acaba gerando um sério problema: o acúmulo de livros.

Neste post, Vida e Saúde traz sugestões que ajudam numa organização melhor de sua estante. Confira o passo a passo e aprenda a organizar livros de forma eficiente!

1. Livre-se de alguns livros

Faça um levantamento dos livros que você possui. Aqueles cuja leitura não foi agradável e que você não recomenda, é hora de livrar-se deles. Como? Doando-os ou vendendo-os.

2. Hora da limpeza

Faça uma boa limpeza nas estantes.

3. Eles merecem uma boa limpeza

Retire todos os livros e limpe-os bem com um pano úmido.

4. Ainda tem livro sobrando

Veja quantos livros você tem e se o espaço disponível em sua casa é suficiente. Caso contrário, ou você se livra de mais alguns livros ou terá que comprar novas estantes.

5. Escolha a disposição

Decida como você quer a disposição dos seus livros, isto é, se deitados, por categoria ou assunto.

6. Cada livro no seu lugar

Procure manter mais perto de você seus livros preferidos (receitas, por exemplo). Nesse caso, se é possível um espaço na cozinha, melhor. Quanto aos livros de cabeceira, arrume um criado ou uma pequena prateleira perto de sua cama. Existe no mercado diferentes tipos de aparadores para livros.

Passos para organizar seus livros parte 1

7. Peso pesado

Os livros mais pesados devem ocupar a parte baixa da estante.

8. A organização perfeita é do seu jeito

Se preferir, organize os livros por categoria, ordem alfabética ou simplesmente pelo tamanho deles. Caso você opte pelo tamanho, é recomendável que os maiores ocupem os cantos da estante e os menores o espaço do meio.

9. Conserve-os por mais tempo

Para conservar os livros em bom estado é recomendável o uso de pequena quantidade de alfazema na flanela que você usa para limpá-los.

10. Sempre limpos

Procure manter sua estante sempre limpa. Para tanto, use o aspirador de pó para alcançar os cantos das prateleiras, limpando-as pelo menos uma vez por mês.

Passos para organizar seus livros parte 2

Que tal renovar a sua biblioteca de livros e conhecer agora nossa loja virtual? Lá você encontra todos os tipos de assunto, como família, relacionamentos, missão, saúde e uma variedade de conteúdos infantis.

Ah! E não esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.

Fonte: Revista Vida e Saúde, Setembro de 2012

  1. Legal! todos consumimos livros, mas nem sempre sabemos como cuidar dos mesmos após a leitura.
    Quanto a vender livro usado (lido) é frustante o valor que pagam. Querem comprar por quilo!!!

  2. Houve uma época que eu tinha muitos livros, mas muitos mesmo. Praticamente toda a coleção de EGW, bíblias, lições da ES e várias gramáticas, sem contar os livros didáticos, almanaques, etc.
    Então chegou os formatos DIGITAIS e vi todos os livros de EGW na tela do meu pc, além de tudo o mais ser possível achar na internet…
    Não tive dúvidas: doei um ano depois toda a coleção que eu tinha de EGW, fora os demais livros. Hoje, sinceramente, foi uma bênção não ter mais livros e nem estante em casa. Só quem faz isso sabe o quanto é saudável se livrar de tanto material e também poder ajudar quem não acesso a eles.
    Hoje, para eu comprar algum livro, apenas de realmente for da área de saúde ou finanças. Mesmo assim, prefiro fazer cursos online do que comprar livros, mas mesmo assim abri um exceção e comprei o livro do pastor Tostes, sobre finanças. Recomendo. (Espero que este meu comentário seja útil a alguém e que seja aprovado pelo responsável).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like