5 dicas para uma boa leitura

O hábito de ler pode ser desenvolvido de forma mais fácil e agradável

Todo início de ano parece que temos a mesma sensação. Fazemos uma lista de planos para os próximos 365 dias e, muitas vezes, mal chegamos em fevereiro e já desistimos de uma parte dela. Um dos desejos mais comuns é o de desenvolver o hábito da leitura. Colocamos uma meta otimista, para não dizer utópica, de que passaremos de apenas um ou dois livros por ano para 50 títulos finalizados até dezembro. Para você que está cansado de ver essa história se repetindo, separamos algumas dicas para uma boa leitura.

1 – Leia no seu ritmo

Não fique se comparando com seus colegas que já leem com frequência, pois isso não se trata de uma competição. Estabeleça uma meta de leitura realista que faça sentido para você como, por exemplo, determinar a quantidade de páginas para ler por dia ou por semana.

2 – Escolha um horário e local

Faça testes para descobrir qual é o melhor horário de leitura no seu dia a dia. Pode ser que você se dê muito bem lendo à noite, depois de um banho e já deitado na cama. Mas pode ser que você pegue no sono rapidamente ou perca a concentração. Talvez o mais prático seja aproveitar o tempo no transporte público para ir para a escola ou trabalho. O importante é descobrir o que funciona melhor na sua rotina.

3 – Escolha um tema que te agrade

Na escola, na universidade ou até mesmo para executar algum trabalho, precisamos ler dezenas de livros obrigatórios e técnicos. Para a leitura no seu momento de lazer, escolha livros com temas de seu interesse pessoal. Existem muitos gêneros para você se aventurar!

4 – Elimine distrações

Você lê uma frase, a tela do celular pisca com uma notificação. Nos seus momentos de leitura, desligue os aparelhos eletrônicos como celular e TV. Se estiver em um local com mais pessoas, uma dica é colocar o fone de ouvido para abafar o som ao redor.

5 – Participe de um Clube de Leitura

Nada melhor do que ter outras pessoas incentivando nossos projetos. Por isso, participar de um Clube de Leitura pode ser uma ótima experiência. Você pode criar o seu próprio grupo ou entrar em um que já existe.

Gostou das dicas? Agora é hora de escrever no papel quais são as suas metas de leitura para 2021! Aproveite para conferir várias opções de leitura em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like